sábado, 25 de março de 2017

VOCÊ ACREDITA QUE AS VERDADE SÃO TODAS RELATIVAS OU EXISTE UMA VERDADE UNIVERSAL?

EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA?
“Negar aquilo que é, e afirmar aquilo que não é, é falso, enquanto afirmar o que é e negar o que não é, é a verdade.” (Aristóteles)
Quando nos é indagado “o que é a verdade?” na maioria das vezes iremos basear os nossos pensamentos em algumas verdades, a começar pelas verdades vivenciadas ao longo da nossa história, perpassando de acordo com a nossa cultura, nossas crenças, a sociedade na qual estamos inseridos e também o momento histórico do qual estamos fazendo parte, sendo assim, podemos começar a dialogar chegando a uma idéia de que toda VERDADE é RELATIVA.
Todo ser humano, desde a sua concepção até a sua morte vive situações diferenciadas e quase na totalidade, vivenciadas a partir de apenas um ângulo, o seu próprio ponto de vista (mesmo que esse esteja sendo influenciado por vários estímulos ao longo da existência).
 Diante disso, precisamos tomar consciência de que todo e qualquer ponto de vista foi construídos com base nessas verdades relativas, uma vez que, são as vivências e experiências individuais que constroem todo nosso Processo de Individuação (sendo para Jung o processo de tornar-se único).

Ou seja, as minhas verdades não serão as mesmas verdades do outro (mesmo que o outro seja bastante compatível a mim), afinal, as minhas verdades foram construídas a partir de condicionamentos e experimentações que são únicos, tornando-se desse modo, minha verdade relativa.
No entanto, pessoas que têm uma afinidade maior com as energias do Universo, geralmente conseguem atingir um nível maior de compreensão e discernimento, tornando-se capazes de perceber e compreender outras verdades a partir do ponto de vista do outro (ou seja, olhar e compreender o outro a partir de seu próprio prisma). A partir do momento que esta verdade é percebida na totalidade, podemos chamá-la de VERDADE UNIVERSAL.
É possível perceber esse conceito em várias verdades relativas, verdades essas que se mostram de várias maneiras, no entanto, para percebê-las é necessário que esses pontos de vista levem a um estado chamado de onisciência (saber do todo). Esse estado define o que várias culturas humanas chamam de Deus, Alá, Buda, Zeus, Osíris, Brahma, Jeová, Rá, Tupã e tantos outros Arquétipos que poderia aqui nomear.
Diante dessa dicotomia você acredita que as verdades são todas RELATIVAS ou é possível haver uma VERDADE UNIVERSAL?

Fonte do texto: https://osegredo.com.br/2016/09/voce-acredita-que-as-verdade-sao-todas-relativas-ou-existe-uma-verdade-universal/