Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2020

7 Importantes Lições de Vida que Aprendemos da Maneira Mais Difícil

Mês passado aconteceu uma perda inesperada na minha família. Uma tia minha morreu de câncer, depois de passar alguns dias internada. Foi tão de repente… O que parecia ser uma coisa, que poderia até ser tratada, de uma hora para outra se tornou algo impossível de ser remediado.

Esta manhã eu me peguei refletindo sobre aquela tarde triste, quando recebi a notícia. Já haviam avisado do hospital que ela não passaria daquela noite. Eu fiquei um pouco inconformada da forma como tudo aconteceu, mesmo não tendo muito contato com ela. Preferi não ir ao enterro e guardar a imagem que tinha dela, sem a doença.

Refletindo sobre isso, percebi agora, no meio da minha tristeza ao recordar esta trágica perda, que aprendi três coisas importantes. Em primeiro lugar, as piores coisas podem acontecer com as melhores pessoas, sem alguma razão aparente.

Segundo, a maioria das pessoas, mesmo as que você não pensa com carinho, são genuinamente boas e pessoas que se importam. E, finalmente, assim como é difícil ver todas as oportunidades que a vida lhe dá (só quando você olha para trás), é praticamente impossível compreender totalmente certas circunstâncias da vida, até que realmente aconteça com você.

É uma variação deste último ponto que gostaria de explorar mais hoje – sete importantes lições de vida quase todos aprendem da maneira mais difícil.

1 As pessoas que perdemos continuam a ser uma parte de nós.

Algum dia você vai se deparar com a realidade da perda. E, como a vida continua, dias e noites passarão e ficará claro que você nunca irá parar de sentir falta de alguém especial que se foi. Você acaba por aprender a viver em torno do buraco de sua ausência.

Quando você perde alguém que você não pode imaginar viver sem, seu coração quebra escancaradamente e a má notícia é que você nunca se conforma completamente com a perda. Você nunca vai esquecer. No entanto, de uma maneira ou de outra, esta também é a boa notícia. Eles vão viver no calor do seu coração quebrado que não cicatriza totalmente e você vai continuar a crescer com as experiências da vida, mesmo com a sua ferida. É como quebrar um tornozelo que nunca cicatriza perfeitamente e que ainda dói quando você dança, mas você dança de qualquer maneira com um ligeiro coxear. Isso só aumenta a profundidade do seu desempenho e da autenticidade do seu ser.

2 A busca da felicidade é encontrar o significado.

Buscar a felicidade não é a mesma coisa que ser feliz, que é um sentimento fugaz e dependente de circunstâncias momentâneas. Se o sol está brilhando, você pode, por todos os meios, aproveitar isso. Tempos felizes são maravilhosos e muitas vezes divertidos, mas momentos felizes passam, porque o tempo passa. Isso é algo que raramente entendemos no início.

A eterna busca da felicidade, por outro lado, é mais evasiva; não é baseada em um resultado particular. O que você está realmente buscando é significado – uma vida significativa. Ela começa com o seu “porque”. (Por que você está fazendo o que está fazendo com a sua vida?) Quando o seu “porque” é significativo, você está buscando a felicidade. Haverá momentos em que as coisas vão tão mal que quase não se sente vivo. E também haverá momentos em que você percebe que ser quase morto, dentro das suas próprias condições, é melhor do que viver uma existência sem vida em relação aos 80 anos de outra pessoa. A busca não é tudo ou nada; é tudo e nada, com altos e baixos e lições valiosas ao longo do caminho.

Em outras palavras, a felicidade vem mais fácil quando você sabe o que está fazendo, acredita no que você está fazendo e ama o que está fazendo (e o que você está fazendo com isso), independentemente de como as coisas andam.

3. Buscar aprovação dos outros desaprova VOCÊ.

Será que o medo da rejeição te detém? Você sempre foi tão temeroso sobre o que os outros podem pensar ou dizer sobre você que isso o impediu de tomar medidas positivas? Eu aposto que você está balançando a cabeça, “sim”.

É hora de mudar a sua mentalidade …

Hoje, a única pessoa que você deve tentar ser melhor do que é a pessoa que você era ontem. Prove a si mesmo e não aos outros. Você é bom o suficiente, inteligente o suficiente, legal o suficiente e forte o suficiente. Você não precisa de outras pessoas para validar você; você já é valioso.

Se alguém diz “não” para você, ou se alguém diz algo negativo sobre você, isso não muda nada sobre você. As palavras e opiniões dos outros não têm qualquer influência real sobre o seu valor. Certamente elas podem ser úteis e desejáveis para fazer uma boa impressão em determinadas situações, mas não é o fim do mundo, quando você se depara com a rejeição.

É muito bom receber um feedback positivo, mas ele simplesmente não acontece sempre. Tudo bem, então. Porém, se você sabe para onde está indo e sabe o seu verdadeiro valor, não dependerá do julgamento dos outros. Quando você se propor a fazer uma verdadeira diferença na vida, haverá aqueles que não concordarão com você, aqueles que te ignoram e aqueles que rejeitam suas ideias e esforços. Olhe além deles, passe confiança e siga em frente, faça o que deve ser feito e deixe-os pensar o que quiserem.

4. Remorso dói muito mais do que o medo.

Quando nos entregamos aos nossos medos, temos mais dificuldade em olhar para nós mesmos no espelho. Infelizmente, muitos poucos de nós escapam de aprender esta lição em primeira mão. Se você já experimentou isso uma vez ou duas, você sabe o que precisa fazer.

É somente quando nos arriscamos a perder que nós verdadeiramente ficamos abertos a possibilidade de ganhar. Quer se trate de parar seu trabalho para construir um negócio, correr uma maratona ou viajar para lugares desconhecidos do mundo, todo o esforço digno exige risco, luta e sacrifício. Algumas destas coisas podem até nos intimidar, mas pergunte-se se estes receios são mais fortes do que o mais poderoso dos medos, o medo de uma vida desperdiçada?

Se você nunca perdeu sua mente, você nunca seguiu seu coração. É melhor olhar para trás na vida e dizer: “Eu não posso acreditar que fiz isso”, do que olhar para trás e dizer: “Eu queria ter feito isso.” Não deixe o tempo passar por você como uma mão que acena de um trem em que você quer desesperadamente estar. Não passe o resto de sua vida pensando por que você não fez o que você poderia ter feito. Viva a sua vida. Assuma riscos. Sinta a paixão. Descubra o amor. Corra livre.

5 A vida é muito imprevisível para as expectativas rígidas.

Quando você parar de prever e esperar que as coisas sejam de uma certa maneira, você poderá apreciá-las por aquilo que são. Em última análise, você vai perceber que os maiores presentes da vida são raramente envolvidos da maneira que você esperava.

Com uma atitude positiva e uma mente aberta, você vai descobrir que a vida não é necessariamente mais fácil ou mais difícil do que você pensou que ia ser; É que “o fácil” e “o difícil” não são exatamente do jeito que você tinha previsto e nem sempre acontecem do jeito que você espera deles. Isso não é uma coisa ruim; torna a vida interessante.

Noventa e nove por cento do tempo de vida é que lhe proporciona as experiências que são mais úteis para o seu crescimento pessoal. Como você sabe que é a experiência que você precisa? Porque é a experiência que você está tendo. A única pergunta é: Você vai abraçá-la e crescer, ou combatê-la e diminuir?

A chave, claro, é aceitar que nem tudo está destinado a ser como é. Quando as coisas não saem como espera, você tem que olhar seriamente para dentro de si mesmo e vir a enfrentar o fato de que você estava errado sobre isso o tempo todo. Era apenas uma ilusão de que nunca foi o que pensou que era. É uma das realidades mais difíceis de aceitar, ao perceber que você teve uma sensação de perda, mesmo quando nunca teve o que pensou que tinha antes.

6 Ao tentar fugir, você acaba correndo no mesmo lugar.

“Não pense em comer aquele bolo de chocolate!” O que você está pensando agora? Comer que bolo de chocolate, certo? Quando você se concentra em não pensar em algo, você acaba pensando nisso.

A mesma filosofia se aplica quando se trata de libertar sua mente a partir de uma experiência anterior negativa. Por persistentemente tentar afastar-se do que você não gosta e não quer, você é forçado a pensar sobre isso tanto que você acaba levando o peso junto com você. Mas se você escolher concentrar sua energia no movimento em direção a algo que você gosta e quer, naturalmente você deixa o peso negativo para trás à medida em que avança.

Resumindo: Fugir de seus problemas é uma corrida que você nunca vai ganhar. Avance para algo em vez de fugir. Ao invés de tentar eliminar o negativo, foque na criação de algo positivo e acontecerá de substituir o negativo.

7. dificuldades imprevistas são inevitáveis ​​e úteis.

Ninguém neste mundo vai tomar conta de você e te bater tão duro como a vida. Às vezes, a vida vai te jogar no chão e tentar te manter lá, se você deixar. Mas, não é sobre quão difícil a vida pode bater em você, é sobre o quão forte você pode ser atingido enquanto continua a se mover para a frente. Essa é que é a verdadeira força e é isso que ganha o jogo da vida.

Quando você tem um monte de motivos para chorar e reclamar, mas em vez disso você prefere sorrir e dar um passo a frente, você estará cada vez mais forte. Trabalhe através de suas lutas e dificuldades. Mesmo quando parecer que as coisas estão caindo aos pedaços, elas não estão. Assuma o controle de suas emoções antes que assumam o controle de você. Tudo vai ficar no seu devido lugar, mais cedo ou mais tarde. Até lá, faça tudo o que você puder, aprenda, ria muitas vezes, viva os momentos e saiba que tudo vale a pena no final.
CONCLUSÃO:
Gandhi disse certa vez: “Viva, como se você fosse morrer amanhã. Aprenda, como se você fosse viver para sempre.” Eu adoro esta citação. Não há dúvida de que cada dia é um presente e o presente é uma oportunidade de viver, aprender e crescer.

Seja um estudante da vida. Delicie-se com ela e absorva todo o conhecimento que você puder, quando você puder. Você pode ter que perder algumas coisas para ganhar algumas coisas e pode ter que aprender algumas coisas da maneira mais difícil. Está tudo bem. Todas as experiências são necessárias. O propósito de sua vida é vivê-la na íntegra, participar dela ao máximo, para chegar com uma mente aberta e um coração honesto para viver a experiência mais recente e mais rica que está sendo oferecida.

E, por fim, o que você acrescentaria a esta lista? Que lições de vida importantes você aprendeu da maneira mais difícil? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas opiniões.

 Fonte do texto: https://osegredo.com.br/2015/03/7-importantes-licoes-de-vida-que-aprendemos-da-maneira-mais-dificil/  - Fonte da imagem: google/internet