Pesquisar este blog

terça-feira, 23 de junho de 2020

Descubra como o medo de ser vulnerável trava a sua vida

 Desde que pedi demissão do meu cargo de advogada para partir em busca de uma vida com mais significado, tenho me sentido inspirada a escrever sobre as transformações que tenho vivenciado.

Estive pensando sobre como tenho me exposto recentemente, escrevendo sobre partes muito íntimas da minha vida e do meu ser. Isso seria inimaginável pra mim há algum tempo atrás.

Eu tinha muito medo de parecer vulnerável. Eu achava que falar sobre o que eu sentia e vivenciava me tornava fraca. Em partes eu estava certa, não se deve sair por aí falando tudo o que pensa e sente, mas o que descobri nessa jornada em busca de uma vida com mais propósito, é que fingir que está tudo bem não te torna uma pessoa mais forte.

Não estou falando só de fingir que está tudo bem para os outros, o problema maior é quando fingimos que está tudo bem para nós mesmos.

Isso acontece quando deixamos o medo de sermos vulneráveis nos dominar de tal forma que passamos a pensar e agir de modo a atender às demandas do mundo externo, sem nos preocuparmos com o impacto que isso tem no nosso mundo interno.

Um jeito simples de descobrir se esse é o seu caso, é se fazer algumas dessas perguntas:

1 – Você se sente insatisfeita(o) com a sua vida, mas não sabe o que fazer para mudá-la?

2 – Você gostaria de se relacionar melhor com a sua família, amigos, colegas de trabalho e/ou parceiro amoroso) mas não sabe como?

3 – Você sente que a vida não tem sentido, às vezes?

Se você respondeu sim a uma dessas questões, pode ser um sinal de que você perdeu a conexão com a sua verdade, com quem você realmente é, com o que você sente, com o seu propósito nessa vida.

E isso pode ter acontecido porque você não se permitiu ser vulnerável. Porque em alguns ou vários momentos, você teve medo de mostrar quem você realmente era, o que sentia, o que queria de verdade.

A vida passa numa velocidade imensa e é muito fácil nos perdermos de nós mesmos no meu caminho. Eu passei por isso inúmeras vezes. Parece que você sai da rota, para de olhar pra si e começa a tentar, freneticamente, se encaixar em determinados padrões de sucesso.

E você só descobre que não estava sendo sincero consigo mesmo quando o “sucesso” que você tanto almejou já não te satisfaz mais.

O nosso Eu verdadeiro está o tempo todo nos mandando sinais de qual é o caminho certo a seguir. Esse caminho é diferente para cada um de nós. E você só vai conseguir descobrir o seu quando perder o medo de ser vulnerável e começar a ouvir o que, de fato, você sente e quer.

Esqueça, por alguns minutos, tudo o que esperam de você, tudo o que te disseram que deveria ser feito para ser feliz, para ser amado, para ser aceito. Quando você conseguir se desapegar de todos esses padrões externos, então você conseguirá acessar os seus padrões internos, ou seja, quem você verdadeiramente é, o que você verdadeiramente sente e aí ficará bem mais fácil encontrar o caminho de volta para uma vida mais feliz, plena e cheia de propósito.

Fonte do texto: https://osegredo.com.br/2015/12/descubra-como-o-medo-de-ser-vulneravel-trava-a-sua-vida - Fonte da imagem: google/internet